O pluralismo religioso é uma marca determinante no nosso país, sincretismo e crenças enriquecem a nossa cultura. Porém, respeitar o que é diferente é muito difícil principalmente o que não conhecemos. Por isso, proporcionamos um diálogo ao longo do bimestre que nos permitiu a troca de informações e dúvidas esclarecidas em relação às ideias preconcebidas sobre outras vivências religiosas. Divulgar, conhecer e estudar a história das religiões exerce um fascínio muito grande, e eis o resultado desse estudo.
Começaremos com o Cristianismo
A religião Cristã surgiu na região da atual Palestina no século I, quando estava sob o domínio do Império Romano. Criada por Jesus, espalhou-se pelos quatro cantos do mundo, tornando-se na religião mais difundida do mundo. Defendia a paz, a harmonia, o respeito a um único Deus, o amor entre os homens e era contrário à escravidão.
De acordo com a fé cristã, Deus mandou ao mundo seu filho para ser o salvador dos homens. Este seria o responsável para divulgar a palavra de Deus. Jesus seria o messias esperado. Foi perseguido, morto, ressuscitou e foi para o céu, oferecendo a possibilidade de salvação e da vida eterna após a morte a todos os que acreditam em Deus e seguem seus mandamentos.
Para os cristãos, Deus é uma trindade formada por Pai (Deus), Filho (Jesus) e Espírito Santo. A Bíblia, livro sagrado dos cristãos, pode ser dividido em duas partes: o Antigo e Novo Testamento. A primeira parte conta a criação do mundo, a história e as tradições judaicas, a vida dos profetas e a vinda do Messias. No Novo Testamento, escrito após a morte de Jesus, fala sobre a vida do Messias.
Principais Festas Religiosas:
Natal: Celebra o nascimento de Jesus Cristo
Páscoa: Celebra a ressurreição de Cristo
Pentecostes: Celebra 50 dias após a Páscoa e recorda a descida e unção do Espírito Santo sobre os apóstolos.
0 comentários:
Postar um comentário