8 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher... o que comemorar?


Mulheres do mundo inteiro, neste monento, estão recebendo mensagens, flores, textos que expressam como são especiais, perfumadas, guerreiras, mães e tudo o mais. Nada contra, mas estamos comemorando mesmo o quê?

O Dia Internacional da Mulher foi instituído com o propósito de homenagear aquelas mulheres operárias vítimas da violência e as que organizaram uma manifestação no contexto da luta por melhores condições de trabalho e de vida. Hoje é um dia em que o mundo precisa parar para lembrar quantas mulheres são vítimas de violência, quantas mulheres são assassinadas no mundo inteiro. É dia para realização de assembleias, congressos, simpósios, reunião de condomínio, associação de moradores, seja lá onde for, espaços para discutir ações que diminuam ou eliminem toda forma de violência contra a mulher.

Segundo a ONU, 7 em cada 10 mulheres já foram ou serão violentadas em algum momento da vida. Ainda explicita que a violência contra as mulheres é uma questão cultural, machista, desigual. A tendência de inferiorização dessa mulher acarreta danos irreversíveis na nossa sociedade. Os crimes contra a mulher apesar de  receberem uma atenção por parte da ONU,  ainda não é o bastante para eliminar essa prática cruel.



FEMINICÍDIO, CRIMES DE HONRA, MUTILAÇÃO GENITAL, FEMINICÍDIO RELACIONADO AO DOTE, CASAMENTO FORÇADO, TRÁFICO, são práticas culturais que violentam a dignidade, o corpo da mulher no mundo. Os dados são expressivos, os índices de morte dessas mulheres aumentam a cada ano, apesar dos avanços.



Em 2014 foram mais de cinquenta mil denúncias de violência contra a mulher no Brasil, estas corresponderam a violência física, violência psicológica, violência patrimonial, violência moral, violência sexual, cárcere privado e tráfico. É o mapa da violência contra a mulher no Brasil.

E retornamos a pergunta? O que comemorar?

Pernambuco ocupa o 10º lugar no rancking nacional de violência contra a mulher, segundo o Mapa da Violência de 2012. O Brasil é o 7º entre 80 países onde mais se matam mulheres. Temos Leis que coibem esse tipo de crime, mas a precisamos fazer valer a investigação e imputar punições descritas em lei. Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio precisam ser conhecidas, colocadas em prática.


A escola tem um papel fundamental para mudar as estruturas, transformar a sociedade, por isso usamos nesta postagem imagens produzidas durante o ensaio fotográfico realizado pelos estudantes da EREM Maria Cavalcanti Nunes que fazem desse dia 08 de março a data para lembrar as conquistas, mas acima de tudo que toda mulher merece respeito. Não se cale diante da violência contra a mulher, denuncie!

GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário