20 de outubro de 2013

FESTIVAL DE TEATRO 2013 - IV EDIÇÃO: As cortinas se abriram para que a emoção subisse ao palco da EREMI



Em 2010 iniciávamos um projeto de Teatro na Escola com o intuito de encontrar novas estratégias para o estudo de História. Mal sabíamos que naquele momento estaríamos caminhando para uma jornada de edições que a cada ano nos surpreenderíamos com os espetáculos apresentados. Já são 4 edições e isso comprova que unir História e Teatro é uma combinação perfeita... principalmente quando relaciona conceitos de Filosofia, Sociologia e direitos Humano. A Arte presente em nosso cotidiano.
Este ano, as 11 turmas de Ensino Médio da EREM de Itaparica apresentaram no palco, no pátio e na rua o que aprendeu dos conteúdos estudados e das temáticas desenvolvidas, fizeram a pesquisa, deram corpo ao texto, deram vida aos personagens e empolgaram a quem assistiu, provocando as emoções e os aplausos.

Os primeiros anos subiram ao palco para denunciar as diversas faces do preconceito e discriminação, valendo-se do contexto histórico explicando a origem de um grupo que sofre exclusão social, política e econômica desde a colonização, mas que nunca deixou de lutar por seus direitos, desde a liberdade até o preconceito institucionalizado no Brasil.

 

 

Os segundos anos invadiram o palco com os movimentos contra o regime absolutista embriagados de ideias iluministas, ideias que transformaram o mundo e penetraram no Brasil com  muita força, alimentando sonhos e desejo de liberdade e independência, como a Inconfidência Mineira.



Os movimentos sociais e populares não podiam ficar de fora este ano, por isso foram abordados pelos estudantes dos terceiros anos, numa via de direitos sociais e humanos, historicamente fundamentados. E mais uma vez, os terceiros anos encerram esta edição, em forma de despedida, símbolos do amadurecimento, da segurança, do pensamento crítico explícitas nas produções  apresentadas. Com muito carinho, estas turmas nos deixam um legado de participação, não só nos trabalhos realizados, mas de participação e discussão em diversos debates e situações vivenciadas em sala de aula. 



A pergunta ainda permanece: vale a pena apostar num trabalho como esse? Eu mesma respondo: enquanto houver possibilidade de despertar no estudante o desejo de crescer e se superar, apesar das dificuldades e das barreiras que são impostas a eles, vale a pena conhecer como os jovens pensam, como percebem a realidade e como crescem quando são desafiados. O auditório e o pátio da escola, os estacionamento do box comercial forma o palco deste pequenos autores, produtores e atores que levaram sua mensagem para quem quisesse ouvir. Assim também se faz educação!


GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário