26 de fevereiro de 2012

Memória e História Oral no filme Narradores de Javé






Memória e História Oral na abordagem do filme "NARRADORES DE JAVÉ". O filme de Eliane Caffé retrata a história de um povoado do Vale de Javé, situado no sertão baiano que está prestes a ser inundado para a construção de uma enorme usina hidrelétrica. Diante dessa situação terrível, essa comunidade se reúne para discutir diversas formas de como resolver o problema. De acordo com os moradores o ideal seria preparar um documento oficial, contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, justificando sua preservação. Ou seja, o importante é provar para "todos" que o local abriga um patrimônio que não pode ser perdido e, por causa disso, decidem escrever os feitos da história de Javé, na esperança de impedir o tal desastre. Mas para isso, precisa colocar por escrito os fatos que só são contados de boca a boca, de pai para filho.

Questões a serem abordadas na narrativa do filme:

1. Numa vila só de analfabetos, como conhecer a história do povoado de Javé? Qual a importância das fontes orais nesse processo?
2. Antônio Biá tem a missão de ser o historiador do Vale de Javé. Que métodos ele utiliza para narrar os grandes acontecimentos históricos?
3. A que conclusão você chega, depois da luta da preservação de um acervo cultural e a implantação de um projeto moderno e sinônimo de progresso ( a construção da hidrelétrica)? 
  

GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário