19 de fevereiro de 2012

Tecnologia e escola – ainda é um grande desafio.


A tecnologia faz parte do dia a dia de estudantes e professores de qualquer escola, de qualquer cidade do mundo. Ir ao banco hoje, ter acesso ao caixa eletrônico é uma atividade de rotina e você precisa conhecer instrumentos da tecnologia para fazer esse tipo de tarefa. Desde o celular, o timer do microondas, a TV, utilizamos recursos da tecnologia e temos que nos adaptar a estes ou outros que facilitarão nossas vidas. São os computadores a serviço de uma vida mais prática.
E por que é tão difícil para o professor utilizar alguns recursos tecnológicos em sala de aula? O que nos impede? A não acessibilidade aos recursos tecnológicos dificultou, por muito tempo a instrumentalização das novas tecnologias na sala de aula.
A ausência de formação nesta área também um fator a ser considerado, e apesar da urgência em aliar educação e tecnologia, não conseguimos desenvolver novas metodologias para utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Eis nosso grande desafio: aprender a lidar com recursos que os estudantes têm a maior facilidade de manuseio e fazer dessa ferramenta um suporte para a prática de ensino e aprendizagem
Segundo especialistas, a relação de poder aluno-professor ganha uma nova dinâmica quando as tecnologias são incorporadas em sala de aula, torna-se uma relação de aprendizado mais colaborativa, onde atua de forma positiva para ambos.
Numa entrevista à Revista Veja, o especialista Guilherme Canela Godoi comenta a formação deficitária do professor em relação ao uso das tecnologias e responde sobre os passos para superar esse déficit : “A Unesco sintetizou em livros seu material de apoio, chamado Padrões de Competências em Tecnologia da Informação e da Comunicação para Professores. Ali, dividimos o aprendizado em três grandes pilares. O primeiro é a alfabetização tecnológica, ou seja, ensinamos a usar as máquinas. O segundo é o aprofundamento do conhecimento. O terceiro pilar é chamado de criação do conhecimento. Ele se refere a uma situação em que as tecnologias estão tão incorporadas por professores e alunos que eles passam a produzir conhecimento a partir delas. É o caso das redes sociais. É importante lembrar que esse processo não é trivial, ele precisa estar inserido na lógica da formação do professor. Não se deve achar que a simples distribuição de equipamentos resolve o problema.”

Entrevista completa: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/desafio-aos-professores-aliar-tecnologia-e-educacao
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