18 de março de 2013

A Pré-história não é HISTÓRIA? Que história é essa?


Ao contrário do significado da expressão, a Pré-história não se trata de um período anterior à História. Os historiadores do século XIX acreditavam ser impossível julgar o passado por documentos que não fossem escritos.

O termo "Pré-história" se refere ao maior período da humanidade, envolvendo milhares de anos - descreve os tempos do primeiros seres humanos até a invenção da escrita. Segundo alguns historiadores, corresponderia ao um período em que a humanidad estaria ensaiando os primeiros passos, em que ainda não se organizavam em civilizações e engatinhava no domínio da tecnologia (uso do fogo e dos metais).
Quando e onde a humanidade teve início?


A busca pela origem da humanidade segue basicamente dois caminhos investigativos: os genes e os fósseis. Os genes sexuais são importantes para traçar as origens da humanidade, pois é através deles que conseguimos desccobrir quando vieram nossos mais antigos ancestrais masculinos e femininos. Pelos fósseis está claro que nossos ancestrais homídeos e hominídios vieram da África.
 A fixação do ser humano em determinado lugar esteve associada à domesticação de animais e ao cultivo de plantas , que dacacterizaram uma mudança profunda na história da humanidade. Essa mudança foi estabelecida lentamente e não aconteceu ao mesmo tempo em todo o planeta. Tradicionalmente conhecida como "revolução" neolítica ou agrícola, prporcionou a sedentarização de grupos, geralmente em áreas férteis nas margens dos grandes rios.
 

Os primeiros agrupamentos humanos nas américas tinham como base de subsistência a caça, a coleta de frutos, a pesca, e em alguns casos, a atividades agrícolas. Os registros mais antigos dessas sociedades na região do atual Brasil poderão ser encontrados nos sítios arqueológicos de Boqueirão da Pedra Furada, no Piauí, na Toca da Esperança na Bahia, e em Lagoa Santa, em Minas Gerais.
Provavelmente por causa das glaciações, os grupos humanos paleolpiticos cehgaram ao continente americano, abandonando as regiões de origem, há dezenas de milhares de anos.



Porém, a diversidade de características biológicas e linguisticas entre os nativos da América reforça as hipóteses de que o povoamento inical do continente  americano tenha se dado a partir de mais  dois caminhos migratórios










 A arte rupestre tertemunha uma grande conquista da nossa espécie, que é a capacidade de representar concretamente seu pensamento e suas observações. O estudo da arte rupestre favoreceu o conhecimento de hábitos e costumes desses povos . As principais obras eram desenhos e pinturas, tendo como telas as paredes e os tetos das cavernas, eram representados principalmente animais, linhas, círculos e espirais. Seres humanos eram mais representados em situações de caças.


GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário