11 de março de 2013

FREVO - Patrimônio Imaterial da Humanidade (1º ano)


Um sorriso
um abraço e uma flor
tudo é você na imaginação
serpentina ou confete, carnaval de amor
tudo é você no coração
você existe como um anjo de bondade
e me acompanha nesse frevo de saudade (Frevo da Saudade - Céu)


"Como nasce uma manifestação artística, o que determina a sua existência? O povo, a cidade, o tempo?"  É esta a pergunta que está sendo feita para começar o documentário sobre o FREVO, o mais novo Patrimônio da Humanidade. O frevo é uma expressão musical, coreográfica e poética densamente enraizada em Recife e Olinda. Surgiu no final do século 19, em um momento de transição e efervescência social, como expressão das classes populares na configuração dos espaços públicos e das relações sociais nessas cidades. (IPHAN)

O que conhecemos do frevo como representação cultural de Pernambuco?
A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, os estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas existia uma superfície com água fervendo. É um estilo pernambucano de  carnaval, um tipo de marchinha bastante acelerada, que não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma vanda que segue os blocos carnavalescos enquanto a multidão se diverte dançando.

Essa dança inclui gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados, como legado da capoeira, uma criação dos negros no Brasil. Os dançarinos de frevo encantam com sua técnica e improvisação, usam uma sombrinha ou guarda-chuva aberto enquanto dançam, para completar a beleza da dança.

Existem mais de cem passos conhecidos do frevo, sendo os mais famosos: locomotiva, dobradiça, fogareiro, capoeira, tesoura, mola, ferrolho e parafuso, entre outros.

O frevo é tocado, mas pode ser cantado.

Quem é de fato
um bom pernambucano
espera um ano
e se mete na brincadeira
esquece tudo
quando cai no frevo
e no melhor da festa
chega a quarta-feira ( É de fazer chorar - Luiz Bandeira)

Nos anos 30, o frevo foi dividido em 3 ritmos:
*Frevo-de-rua - é o frevo completamente instrumental, feito exclusivo para dançar.
*Frevo-de-bloco - originada das serenatas realizadas paralelamente ao carnaval.
* Frevo-canção - frevo mais lento, com algumas semelhanças em relação à marchinha carioca.


O frevo, genuinamente pernambucano, agora é do mundo. Em dezembro de 2012, a música que alegra milhares de foliões e carrega toda uma história de formação do povo pernambucano foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Em 2007, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, e agora é reconhecido mundialmente.

Este título coloca o frevo ao lado de mais três manifestações culturais brasileiras com reconhecimento internacional pela importância para a comunidade onde nasceram: Wajãpi (expressão linguística do povo tupi na região do Amapá), Samba de Roda do Recôncavo Baiano (mais do que um gênero musical, o ritmo baiano é uma celebração, herança do período escravocrata) e Yaokwa (ritual dos indígenas que vivem no Mato Grosso)
GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário