15 de março de 2013

CONTEÚDOS DE HISTÓRIA SSA - UPE


SSA 1 - 1ª Série

1. História, fontes e historiadores: 1.1 Cultura e História, a diversidade do fazer e do pensar humanos e sua relação com a natureza.
2. A Pré-história: economia, sociedade e cultura; 2.1 O Brasil pré-cabraliano.
3. As relações entre poder e saber na Antiguidade Oriental e Ocidental e a busca pela compreensão e superação das dificuldades históricas.
4. As relações de poder na Idade Média Ocidental e Oriental e a importância da Igreja Católica na construção das concepções de mundo; 4.1 O mundo islâmico medieval; 4.2 A produção cultural no medievo.
5. A modernidade como projeto histórico da sociedade europeia; 5.1 A formação do mundo moderno: o Renascimento, a Reforma e a Conquista e colonização dos povos pré-colombianos e pré-cabralianos da América; 5.2 Violência e dominação cultural nas relações políticas entre colonizadores e colonizados. 



SSA 2 - 2ª Série

1. Europa-África-América: a escravidão e sua inserção no mundo moderno. 1.1 A luta contra seu domínio e sua contribuição para o crescimento do poderio europeu na gestão das riquezas e das concepções culturais de mundo.
2. O Capitalismo e suas relações históricas com a formação da burguesia. 2.1 Novas formas de saber e poder e mudanças na Europa. 2.2 A construção do liberalismo na política e na economia. 
3. As resistências contra a colonização dos europeus e lutas políticas nas Américas. 3.1 As influências das ideias liberais e as crises do antigo regime.
4. O Brasil e a formação do Estado Nacional. 4.1 Autoritarismo e escravidão, hierarquias sociais e revoltas políticas no período do Império. 
5. A modernização da sociedade ocidental e sua expansão. 5.1 O impacto das invenções modernas e a crítica às injustiças do capitalismo. 5.2 O político-cultural e suas renovações: Romantismo, Socialismo e Anarquismo. 5.3 Produção Cultural no Brasil no século XIX.
6. A expansão do mundo capitalista: o neocolonialismo e a opressão cultural - América, África e Ásia. 6.1 Os preconceitos científicos e as contradições do progresso. 6.2 As relações entre o saber e o poder no século XIX.
7. As relações históricas entre o abolicionismo e o republicanismo no Brasil. 7.1 A busca de alternativas políticas e os ensaios de modernização nos centros urbanos.


SSA 3 - 3ª Série

1. As primeiras décadas republicanas no Brasil. 1.1 Oligarquias e resistências. Insatisfações e modernismos. 1.2 O movimento operário e suas primeiras organizações e greves. 
2. A primeira metade do século XX. 2.1 A primeira guerra mundial. 2.2 A Revolução Soviética. 2.3 O Nazi-fascismo. 2.4 A crise do capitalismo.
3. A modernização no Brasil e o autoritarismo político na primeira metade do século XX. 3.1 As dificuldades de construção da democracia e lutas dos trabalhadores.
4. A II Guerra Mundial e o fim do impérios. 4.1 A descolonização da África e da Ásia. 4.2 Guerra Fria.
5. O mundo depois das guerras mundiais: as dificuldades, as utopias e as relações internacionais. 5.1 Produção cultural no século XX. 5.2 Resistências culturais e crescimento tecnológico. 5.3 A globalização e a massificação cultural: o cotidiano e seu controle pelo poder hegemônico. 5.4 Tensões contemporâneas: Oriente Médio, América Latina e África.
6. Regime Militar no Brasil: violência, censura e modernização. 6.1 a luta pela democracia e suas dificuldades. 6.2 Produção cultural no Brasil do século XX. 6.3 Organização política e violência urbana e a consolidação do capitalismo. 6.4 O Brasil e suas relações com a América Latina nos tempos atuais.



GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário